fbpx

Saiba mais sobre a tão famosa sarna

Publicado em: 27/06/2016
Existem dois tipos de sarna que são importantes na medicina veterinária, uma delas é contagiosa para o ser humano e a outra não. Na suspeita de uma dessas, é muito importante realizar um exame chamado “Pesquisa de Ectoparasitas” ou o famoso “Raspado de Pele“, ambos com o objetivo de diagnosticar se o problema na pele está sendo causado por um desses agentes. Veja abaixo um pouco mais sobre elas para entender do que se trata:

Sarna Sarcóptica

A sarna sarcóptica é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, ele pertence ao gênero dos escavadores, possui o corpo circular e patas curtas. Animais acometidos apresentam eritema, formação de escamas, crostas, alopecia e intenso prurido,  geralmente são encontradas nas orelhas, focinho, face e cotovelos. A escabiose é altamente contagiosa  para os animais e também acomete os seres humanos.

 

Sarna Demodécica (Demodex canis)

São ácaros escavadores que vivem nos folículos pilosos e nas glândulas sebáceas dos cães, podendo ser encontrado em pequena quantidade na pele dos animais saudáveis. Animais jovens podem se infectar durante o aleitamento materno. A maioria dos casos de sarna demodécica, também conhecida como “sarna vermelha”, ocorre em animais entre 3 e 6 meses de idade. Não é uma zoonose.

01-Sarna-Demodecica

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a gente e tire todas elas!

Compartilhe essa postagem: